Geral, Logos

O Que é e Como Criar um Logo Com Transparência

Os logotipos modernos possuem várias características que os diferenciam de outras imagens gráficas. Acima de tudo, os logos – tanto impressos, quanto digitais – têm uma ampla área de aplicação. Quando se trata de criar a identidade visual da marca, é preciso encontrar a melhor maneira de adequar o seu logo em diferentes contextos, seja em um site ou em itens impressos (panfletos, cartões, adesivos, etc.). Para conseguir aplica-lo em vários meios, você precisa que o logo tenha o fundo transparente (em vez de uma cor sólida).

Onde é usado um logo com fundo transparente?

Os logotipos com fundo transparente são usados ​​principalmente em sites e páginas de mídia social dedicadas a uma empresa, marca, produto etc.

Por que os logotipos transparentes são especiais? A maior vantagem de usar um fundo transparente em sua imagem, símbolo ou logo é que ele vai se adequar a qualquer paleta de cores e disposição de elementos em um contexto. Por exemplo, seu logo com fundo transparente pode ser inserido diretamente em seu site e você não precisa se preocupar se ele ficar bem ou não.
Além disso, os logos transparentes são frequentemente usados ​​como marca d’água em imagens de direitos autorais. Isso é bastante relevante para marcas que têm as suas próprias galerias de fotos, por exemplo, lojas de roupas online, agências de fotografia etc.

Ao usar um símbolo como marca d’água, você pode efetivamente proteger seu conteúdo gráfico exclusivo sem torná-lo menos atraente.
Porém, isso não é tudo. Os logos com fundos transparentes também são uma ótima opção para materiais impressos. Pequenos itens de impressão (cartões de visita, calendários, lembranças, etc.) podem não ter espaço suficiente para um logotipo em um fundo sólido e colorido. É nessa hora que você precisará ter um logo com fundo transparente para aplica-lo em qualquer lugar!

Formatos dos logos transparentes

Se você deseja criar um logo com fundo transparente, então o número de formatos de arquivo que aceito essa configuração é bastante limitado. Abaixo listamos os formatos mais populares.

O formato PNG encabeça a lista de formatos de arquivos populares para designs com fundo transparente. A melhor coisa sobre esse formato raster é que ele permite compactar a imagem sem perda de qualidade. Desenvolvido em 1996 como uma alternativa não comercial aos arquivos GIF, o formato PNG se tornou muito popular devido à sua versatilidade e ampla oportunidade de edição. O PNG suporta gráficos em full-color, ou seja, em todas as cores. Além disso, você pode abrir e editar arquivos PNG nos principais editores de imagem, por exemplo, no Photoshop. Os logotipos com fundos transparentes em formato PNG correspondem a 90% de todos os logos usados ​​em sites, fotografias e mercadorias.

Criado em 1988, o GIF foi o pioneiro entre os formatos raster. Ele também é formato conveniente para imagens com fundos transparentes. Para poder usar este formato, você deve definir uma das 256 cores como transparente. A má notícia é que você não pode ajustar a transparência e isso desencoraja muitos usuários a usarem o GIF.

O SVG é um formato vetorial útil que funciona muito bem para designs com fundo transparente. Com o recurso de preenchimento de opacidade, você pode alterar a transparência de sua imagem definindo valores numéricos. O SVG tem inúmeros benefícios que o tornam uma opção confiável e fácil de usar. Os arquivos SVG são fáceis de editar (mesmo em editores de texto) e podem ser escalados, ou seja, redimensionados sem perder qualidade. Com base na linguagem XML, o SVG se ajusta a um layout de página da Web como uma luva. Tradicionalmente, o SVG é o formato preferido por designers profissionais envolvidos em projetos complexos. Usuários comuns evitam usar o SVG e preferem formatos mais acessíveis.

Como criar um logo com fundo transparente?

Ao criar um logo, a maioria dos designers já disponibiliza uma versão com o fundo transparente para seus clientes, a menos quando acordado diferente com o cliente. Mas e se você já tiver um logo com um fundo colorido e quiser um transparente? Com um editor de imagens como o Adobe Photoshop, você pode fazer isso em questão de minutos. Confira o vídeo abaixo sobre como remover um fundo colorido de um logo no Photoshop.

Antes de prosseguir, verifique se você tem seu logotipo salvo em formato PSD. Abra o arquivo do logo no Photoshop e selecione todas as camadas, exceto a de plano de fundo. Crie um grupo (pasta) e coloque todas as camadas lá dentro. Mais tarde, você poderá ajustar facilmente a transparência do seu design, por exemplo, torná-lo semitransparente.

Clique no ícone na parte inferior direita da guia Camadas. Vá para a barra de ferramentas e encontre o ícone de olho, à esquerda. Clique no ícone para tornar seu emblema 100% transparente.

Como criar um logo com fundo transparente (png) com o Logaster

Felizmente, você não precisa gastar seu precioso tempo lidando com editores de imagem complicados, repletos de painéis e ferramentas confusas. Com o Logaster, você só precisa de 5 minutos para criar um logo com fundo transparente para a sua marca, produto ou serviço e baixá-lo para o seu computador! Veja como é fácil!

editor de logotipo

Quando terminar de projetar o seu logo, clique no botão “Baixar Logo”. No menu suspenso, selecione PNG, PDF ou SVG.

baixar logo

Você baixará um arquivo com diferentes variações do logo. Dois logotipos (um colorido e um preto e branco) terão o fundo transparente. Procure pela palavra “transparent” nos nomes dos arquivos.

Aposto que você não encontrará uma maneira mais rápida de criar um logo transparente do que essa, através do Logaster! Fique à vontade para usar o design criado em sites, mercadorias promocionais e presentes corporativos sem quaisquer limitações. Se você precisar de mais explicações, aqui está um guia detalhado sobre como criar um logo com fundo transparente no Logaster.

About Alexander Lewin

No information is provided by the author.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *