1. Como o logotipo da Mulher Maravilha foi criado
  2. A evolução do logotipo
  3. Como Desenhar o Logo

Quando vemos a letra “W” estilizada lembramos da Mulher Maravilha. Este logo é um dos símbolos mais famosos de super-heróis, junto com o morcego do Batman e o “S” do Super-Homem. Neste artigo, contaremos a história por trás dele.

Como o logotipo da Mulher Maravilha foi criado

A Mulher Maravilha apareceu pela primeira vez na capa da Sensation Comics em 1941. A imagem inventada pelo psicólogo William Marston incorporou a força e o poder de um novo tipo de mulher que deveria governar o mundo. Esta imagem deveria transmitir gentileza, inteligência e a busca incessante por justiça.

A metáfora visual dessa personagem era a imagem de Diana, uma amazona que tinha uma águia como seu principal símbolo. Desde então, a Mulher Maravilha tornou-se uma das figuras mais icônicas da cultura pop.

Comics Mulher Maravilha

A evolução do logotipo

Dos mitos gregos antigos aos tempos modernos, a imagem da Mulher Maravilha mudou drasticamente ao longo das décadas, às vezes, inspirada por ideias contraditórias. No entanto, a sua interpretação visual permaneceu reconhecível por causa de sua paleta de cores e elementos básicos.

A evolução do logotipo Mulher Maravilha

Uma Águia Dourada

Na capa da revista de 1941, a Mulher Maravilha apareceu em um traje das cores da bandeira dos EUA e com uma águia dourada no peito. A inscrição “Mulher Maravilha” foi inserida em estilo manuscrito: grandes letras vermelhas com sombras contrastando com um fundo amarelo brilhante. Esta imagem projetada pelo cartunista Harry Peter acompanhou a heroína durante a Era de Ouro dos quadrinhos.

Com a chegada da Era de Prata nos anos 50, Diana mudou. Sua história foi complementada com mitos: a heroína se tornou tão bela quanto Afrodite, tão sábia quanto Atena, tão forte quanto Hércules e tão rápida quanto Hermes.

A mudança da sua imagem foi seguida por um novo logo no estilo Art Deco. Embora os principais atributos da Mulher Maravilha, incluindo cores e ícone, tenham sido preservados, a imagem tornou-se mais nítida, ousada e dinâmica. A fonte foi alterada do estilo manuscrita para o itálico.

A Nova Imagem Que Não Agradou

No final dos anos 60, o logo foi modernizado: o traje vermelho e azul de Diana mudou para um vestido de moda. Ao fazer isso, os criadores das histórias em quadrinhos estavam tentando expandir o público-alvo e atrair a nova geração. A nova Mulher Maravilha deveria representar a mulher moderna que enfrentava desafios reais.

No entanto, essa mudança não teve êxito: os fãs não aceitar a nova imagem e, em 1973, a Mulher Maravilha voltou a usar o seu clássico “uniforme”. 

A Letra “W”

Em seu aniversário de 40 anos, a Mulher Maravilha recebeu um novo emblema icônico. Foi criado pelo designer gráfico Milton Glaser, autor do logotipo “I Heart New York”. A solução foi simples e elegante: as asas abertas da águia foram combinadas com a sigla “WW”. Isso tornou possível deixar o símbolo reconhecível, apesar das mudanças drásticas. A cor escolhida do logo foi a amarela e a fonte foi criada do zero.

Este logo ainda acompanha a Mulher Maravilha nos dias de hoje, embora tenha sido ligeiramente modernizado várias vezes. Por exemplo, nos anos 2000, a imagem recuperou os atributos de uma águia. Em 2006, eles adicionaram um bico e tornaram as asas mais distintas. Em 2011, as asas ficaram mais curvas e a cor puxando para um tom mais arenoso. 

O Logo do Filme

Em 2016, o logotipo ganhou um novo visual antes do lançamento do filme da Mulher Maravilha. A designer Lindy Hemming tentou fazer com que a heroína parecesse atlética e feminina. Embora a ideia principal do logotipo permaneça a mesma, agora o atributo da Mulher Maravilha parece menos agressivo. No filme, a letra “W” que Diana veste no cinto parece como se fosse de madeira. 

Como Desenhar o Logo

Você pode desenhar este logo popular mesmo sem ter um treinamento especial: comece com um esboço e siga o passo a passo do tutorial em vídeo.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.