1. A história da criação do logo
  2. A Evolução do Logo em Filmes e nos Quadrinhos
  3. Como Desenhar o Logo do Batman

O primeiro símbolo usado pelo Batman apareceu há mais de 80 anos e sobreviveu a cerca de 30 transformações desde então. Neste artigo, mostraremos como o logo mudou e por que ele sempre permaneceu reconhecível.

A história da criação do logo

O super-herói Bruce Wayne (Batman) apareceu pela primeira vez na capa de uma história em quadrinhos de detetive em 1939. Sua história explica a escolha incomum do logotipo.

Diz a lenda que quando criança o menino testemunhou o assassinato de seus pais e decidiu dedicar a sua vida à luta contra os criminosos. Um morcego se tornou a personificação desta missão como o símbolo da batalha contra o mal e a busca pela justiça. Cada vez que se supera e realiza um feito, o herói se fortalece e nunca recorre a métodos desonestos de luta.

Batman logo 1939

A primeira versão do logo era minimalista. O animal não tinha orelhas ou cabeça, e a própria imagem ocupava uma pequena área do traje em comparação com versões que viriam no futuro.

A Evolução do Logo em Filmes e nos Quadrinhos

Um morcego preto se tornou a marca do Batman nas décadas seguintes. No entanto, essa imagem mudou cerca de 30 vezes – principalmente devido ao número de pontas no patágio, formas e detalhes. E os mascotes do super-herói em quadrinhos e filmes eram, muitas vezes, diferentes.

Testando as Formas

Logo após a sua aparição, o logotipo dobrou de tamanho, o animal ganhou cabeça e orelhas, e o número de pontas nas asas aumentou de cinco para sete (nos anos seguintes, isso mudou constantemente). Em 1941, a imagem adquiriu um estilo gótico – as asas foram esticadas e afiadas.

Em 1943, o super-herói apareceu pela primeira vez em uma série de TV. Embora o emblema no peito fosse pequeno, os detalhes foram trabalhados com mais cuidado do que nas revistas. E na série do final dos anos 40, além das veias azuis em suas asas, o morcego ganhou orelhas redondas pela primeira vez. Naquela época, o logo tinha uma aparência semelhante ao das revistas.

Os anos 50 foram marcados por mudanças no formato. Primeiro ele foi arredondado e depois ficou mais fino e largo.

A Evolução do Batman Logo

Uma Elipse Amarela

O ano de 1964 se tornou um marco para o logotipo. Pela primeira vez ele foi colocado dentro de uma elipse amarela. Existem muitas lendas sobre os motivos dessa decisão. De fato, o motivo era simples – abrir uma nova era no design de logotipo. Dois anos depois, a imagem foi aprimorada. O morcego “arredondou” suas asas para se ajustar à forma da elipse. Ao mesmo tempo, o ícone apareceu em uma nova série de TV sobre Batman.

O final do século XX foi experimental. Nos anos 80, decidiram abandonar a cor amarela. Um enorme morcego com asas largas parecendo uma capa foi pintado no traje do Batman. Os designers apresentaram uma variação mais elegante, inspirada nas versões retro. E nas revistas dos anos 90, Batman recuperou a cor amarela.

Nos thrillers da época, o herói sempre aparecia com uma elipse colorida reconhecível. E com o filme Batman Forever, em 1995, começa uma nova era do design do logotipo para as telas. Ele vira preto e não está mais desenhado, mas sim gravado em no traje em alto relevo.

A Evolução do Batman Logo

O Novo Milênio

Em 2000, os designers decidiram finalmente abandonar o amarelo. A forma adquiriu uma aparência clássica bem conhecida: uma combinação de curvas graciosas e detalhes nítidos do contorno. No entanto, após 16 anos, no filme de ação Batman vs. Superman, o morcego abriu sua capa novamente. O logotipo ficou tão grande que caberia no símbolo “S” vermelho do Super-Homem.

Em 2021, outro filme sobre o Batman será lançado e os fãs estão ansiosos por um novo logotipo. A julgar pelas fotos que foram postadas nas mídias sociais, o morcego terá um formato de arma estilizada.

Batman logo
Batman logo

Fonte: insider.com

Como Desenhar o Logo do Batman

Você pode facilmente reproduzir o famoso logotipo. Use o link para assistir ao vídeo com instruções passo a passo para aprender todos os truques.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.