Help Our Team & All Ukrainians to Protect Own Home Donate

Os Logotipos de “One Piece”: Os Segredos do Branding dos Piratas

O “One Piece” está entre as franquias de entretenimento mais lucrativas do mundo. A série televisiva baseada no mangá homônimo criado por Eiichiro Oda retrata a história de um pirata e sua tripulação. A franquia engloba, além do mangá, um longa-metragem, jogos de videogame e séries em vídeo. A mais recente produção foi lançada pela Netflix em 22 de julho. Marque na sua agenda! Enquanto o novo conteúdo não chega às nossas casas, vamos analisar os símbolos visuais dessa icônica saga pirata. 

  1. Os logos de One Piece: História, Significado & Design
  2. Bandeiras piratas
  3. Logo de One Piece atualizado pela Netflix

Os logos de One Piece: História, Significado & Design

One Piece Symbol

Eiichiro Oda começou a trabalhar em “One Piece” em 1996. O mangá conta a história de um menino que adquire superpoderes depois de comer uma fruta rara. O corpo do menino passa por uma transformação impressionante tornando-se flexível como se fosse uma borracha. Ele se junta a uma tripulação pirata e viaja pelo mundo em busca de um tesouro conhecido como “One Piece”. Quem encontrar esse valioso tesouro, se tornará o novo rei dos piratas. 

O que é Jolly Roger?

O logo de “One Piece” possui o famoso Jolly Roger, um símbolo pirata reconhecido mundialmente. A caveira e os ossos cruzados em fundo preto são instantaneamente interpretados como sinal de perigo. A famosa imagem é amplamente usada em bandeiras, roupas, tatuagens e assim por diante. 

One Piece Jolly Roger

Desde o século XIX, o mundo tem visto inúmeras variações de Jolly Roger. Vamos dar uma olhada nas três hipóteses de como o icônico emblema surgiu.

  • De acordo com a hipótese principal, Jolly Roger toma o seu nome da frase francesa jolie rouge, que significa “vermelho bonito”. Acredita-se que antigamente, piratas franceses costumavam velejar sob uma bandeira vermelha e não preta. Associada ao sangue, a cor vermelha caracterizou piratas como vilões ferozes e impiedosos.
  • Outra teoria diz que o nome da bandeira provém da palavra francesa “rogue”, que significa “vagabundo”.  
  • Por fim, alguns pesquisadores argumentam que o nome da bandeira vem de Old Roger – um apelido antigo para o próprio Diabo. 

O significado por trás do logo de One Piece

O símbolo visual principal de One Piece remonta a 1999. O logo traz um bom equilíbrio entre gráficos atraentes e tipografia inteligente. Ao olhar para o design, a atenção é atraída para três letras em particular que foram visualmente transformadas para dar um significado mais profundo ao emblema.

  • O design da letra “O” é uma referência à bandeira Jolly Roger. No centro da letra existe uma caveira com um chapéu segurando uma corda entre seus dentes. A imagem medonha é complementada com ossos protuberantes ao longo do perímetro da letra.
  • A corda entre os dentes da caveira vai de uma ponta a outra do logotipo. A letra “E” possui o formato de uma âncora e é onde a extremidade final da corda se amarra.
  • A letra “I” é substituída pela silhueta de um homem (presumivelmente, o protagonista da saga).
One Piece Logo

Cores e fonte 

Em termos de cores, o emblema de One Piece destaca um degradê em azul que nos remete ao oceano. Além disso, o logo possui as seguintes cores:

  • preto e branco (caveira, ossos);
  • amarelo (chapéu da caveira);
  • vermelho (faixa no chapéu, silhueta do corpo);
  • marrom (corda).

As letras são volumosas e ligeiramente alongadas, com bordas pretas. As serifas pequenas fazem com que o logotipo pareça arrojado e até mesmo agressivo. 

Bandeiras piratas

Ao ler o mangá ou assistir o anime, nos deparamos com uma série de bandeiras ao estilo Jolly Roger. Ao examinar cuidadosamente as características de cada bandeira, é possível adivinhar a qual tripulação ela pertence. Cada emblema nos dá uma série de dicas, seja uma caraterística fundamental da tripulação ou a aparência de seu capitão.  

Piratas do Chapéu de Palha

The Straw Hat Pirates Flag

É uma versão “amigável” da bandeira Jolly Roger! Nela, temos uma caveira sorridente usando um chapéu de palha que pertence ao protagonista. 

Piratas da Big Mom

Big Mom Pirates Flag

Representando a tripulação pirata “Big Mom”, o logo na bandeira é facilmente reconhecível graças a sua temática feminina como lábios com batom vermelho e fundo rosa. Os ossos cruzados foram substituídos por pirulitos. 

Piratas do Arlong

Arlong Pirates Flag

Os membros dessa nau são um híbrido de homem e peixe. É por isso que o logo deles apresenta um peixe-espada vermelho em vez da tradicional caveira e ossos mais finos de peixe em vez dos ossos humanos. 

Piratas Bellamy

Bellamy Pirates Flag

A bandeira pessoal do capitão Bellamy destaca uma boca vermelha com a língua para fora. Quanto ao resto da tripulação, eles têm o seu próprio símbolo, a bandeira dos Piratas Donquixote na qual vamos conferir mais abaixo. 

Piratas do Gato Preto

Black Cat Pirates Flag

O nome desse bando de piratas é inspiração direta para o logo da sua bandeira. A caveira humana é substituída pela de um gato. O felino morto de olhos grandes está sorrindo de forma cabulosa.

Piratas Donquixote

Donquixote Pirates Flag

Esse logo apresenta um rosto amigável sorrindo, porém, com uma linha cruzada. Na verdade, é um smiley proibido. Dificilmente há uma maneira melhor para dizer a todos que a era dos sonhos terminou!  

Piratas Voadores

Flying Pirates Jolly Roger

Podemos apostar que você se lembrará deste assustador Jolly Roger pelo resto da sua vida! A caveira não tem a parte inferior da mandíbula e tem presas super afiadas no lugar dos dentes. Já os ossos cruzados dão lugar à espadas cruzadas. 

Piratas do Foxy

Foxy Pirates Flag

O logo apresenta uma versão desenhada de Foxy, a raposa prateada, o comandante dessa tripulação pirata. Na parte superior do emblema se lê a palavra “raposa” com hieróglifos.

Piratas do Krieg

Krieg Pirates Flag

O logotipo faz referência a principal característica que faz com que os membros desse esquadrão pirata se destaquem. Estamos falando sobre a altura fora do comum deles. Assim como o capitão do navio, o crânio também tem as suas costeletas. Uma ampulheta vermelha em ambos os lados do emblema serve para lembrar aos inimigos que o tempo deles está chegando ao fim.

Piratas Kuja

Kuja Pirates Flag

Nove cabeças de serpentes que cercam a caveira fazem referência direta ao significado do nome do bando pirata “nove serpentes”. O logo é composto por linhas e formas curvas.

Piratas do Roger

Roger Pirates Flag

A próxima bandeira da nossa lista apresenta um bigode viçoso, a marca inconfundível do falecido rei dos piratas.

Grande Frota do Chapéu de Palha

Straw Hat Grand Fleet

A Grande Frota em “One Piece” é formada por sete tripulações piratas, sendo que cada esquadrão tem sua própria bandeira.

Piratas do Sol

Sun Pirates Jolly Roger

Saindo do comum, este esquadrão pirata escolheu um sol vermelho contra um fundo amarelo como seu símbolo. A bandeira não apresenta os símbolos conhecidos da caveira e dos ossos. 

Piratas Thriller Bark

Thriller Bark Pirates Flag

Composta por asas de morcego na cor violeta e labaredas de fogo, a caveira da bandeira tem um ar enigmático e sombrio. É a interpretação visual ideal para uma misteriosa tripulação pirata!

Logo de One Piece atualizado pela Netflix

Como já mencionamos anteriormente, a Netflix está adaptando a saga japonesa para o seu serviço de streaming. Em setembro de 2021, a plataforma apresentou uma nova marca para a série. O objetivo era dar uma cara mais moderna ao logo antigo mantendo a identidade visual única pela qual o mangá se tornou famoso.

One Piece Pirates Flag
Origem: arisu.tv

O novo logo manteve suas características como a cor azul, a caveira na letra “o” e a letra “e” em forma de âncora. Os designers gráficos modernizaram o logo usando técnicas arrojadas, como:

  • fonte simples e minimalista sem serifas;
  • Jolly Roger realístico com elementos reconhecíveis (chapéu de palha, corda, silhueta humana);
  • Bordas douradas ao redor das letras para dar maior realismo.  

Procurando usar uma das técnicas acima para elevar o seu logo a um novo patamar? O construtor de marca Logaster faz o seu branding com apenas alguns cliques! O Logaster é o lugar definitivo para você criar um design com fontes modernas, ícones atraentes e paletas de cores harmoniosas, tudo pronto para usar.

Dê vida nova ao seu logo agora mesmo!

Use o criador de logo do Logaster para dar vida a sua marca dos sonhos. É rápido e grátis!

Conclusão

A grande variedade criativa de logos presentes em One Piece é um ótimo exemplo de como é possível transformar símbolos genéricos em algo novo e moderno. Você pode muito bem aplicar essa mesma abordagem ao seu negócio. Pegue o seu logo atual ou um ícone relacionado ao seu ramo de atividade e o transforme para deixá-lo memorável! Mas lembre-se, deixe o design sempre o mais simples possível e legível.   

author_image

Especialista em marketing de conteúdo no Logaster. Conhece de A à Z os negócios e compartilha com prazer seu conhecimento com outras pessoas. Apaixonada por histórias de sucesso de marcas famosas. Faz entrevistas com os principais clientes do Logaster.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.