1. Quem projetou o logotipo da Adidas
  2. O significado por trás do logotipo da Adidas
  3. Por que a Adidas usa quatro logotipos
  4. O segredo da marca Adidas

De uma pequena empresa familiar, a Adidas tornou-se a segunda maior fabricante de roupas esportivas do mundo. Uma estratégia de marca com visão de futuro desempenhou um papel enorme no sucesso da empresa. Neste artigo, veremos como a gigante global conseguiu reprojetar constantemente seu icônico logotipo, mantendo-se fiel à sua identidade de marca. 

Quem projetou o logotipo da Adidas

Na mente de milhões de clientes, a Adidas está intimamente associada a três faixas. Não é algo de se surpreender, pois a empresa se mantém fiel ao seu símbolo visual desde 1949. No primeiro logo da Adidas, havia um tênis de corrida pendurado entre duas longas linhas da letra “d”.

Adidas 1st logo

No entanto, o mesmo ícone já tinha sido usado pela Karhu Sports, uma das principais marcas de calçados. Para resolver a disputa, Adolf Dassler, fundador da Adidas, comprou a marca pelo valor equivalente a 1.600 euros e duas garrafas de uísque.

No início dos anos 70, o logotipo da Adidas ganhou três faixas paralelas. Como resultado da campanha de rebranding de 1971, a empresa introduziu um emblema revisitado com um trevo. Em 1991, o público viu uma nova versão do logotipo – três faixas inclinadas parecendo uma montanha. O logo da Adidas como o conhecemos hoje foi projetado no início dos anos 2000 e apresenta um círculo cruzado por três linhas curvas.  

O significado por trás do logotipo da Adidas

Inicialmente, a Adidas adicionou listras aos seus tênis de corrida para torná-los mais duráveis. A propósito, o corredor Jesse Owens venceu as Olimpíadas de 1933 usando Adidas.   

As listras no emblema em forma de trevo simbolizam o foco da empresa na variedade, enquanto as três folhas do trevo representam três partes do mundo (América do Norte, Europa e Ásia) onde você pode comprar seus produtos.

O logo em forma de montanha transmite a ideia de superar desafios e perseguir fortemente seus objetivos. Quanto ao emblema redondo, ele representa o mundo e uma rápida adaptação às mudanças.  

Adidas logo

Aqui está um fato curioso. Em todos os logos da Adidas, o nome da marca começa com uma letra minúscula para enfatizar que a marca produz roupas esportivas casuais acessíveis a todos.

Por que a Adidas usa quatro logotipos

O único aspecto da Adidas é que ela nunca desiste das versões mais antigas de seus logotipos. O fabricante de vestuário usa quatro logos diferentes em linhas e coleções diferentes de produtos. Vamos dar uma rápida olhada em como os logotipos da extensa família Adidas coexistem. 

1. Três faixas paralelas

É um símbolo clássico que aparece em todas as linhas de produtos. Não é exagero dizer que o logo de três listras é a pedra angular da marca Adidas. 

Três faixas paralelas

2. Trevo

Juntamente com o design de três listras, esta versão é usada para a linha de produtos Originals (roupas e calçados casuais).   

Trevo

3. Montanha

O emblema da montanha é um ajuste ideal para a linha Performance, projetada para atletas profissionais.

Montanha

4. Círculo

Esta versão pode ser vista nas coleções Style, criadas em colaboração com designers famosos.  

Círculo

O segredo da marca Adidas

Apesar das constantes mudanças, a marca Adidas permanece fiel às suas origens. Essa consistência nos permite reconhecer inconfundivelmente o logo da Adidas em qualquer uma das variações. O sucesso da identidade da marca se resume a quatro princípios principais:

  • Design simples. Todos os logos da Adidas são minimalistas e concisos. Tanto o texto quanto as imagens são fáceis de ler.  
  • Versatilidade. Embora a cor corporativa principal da Adidas seja preta, a empresa varia suas opções de cores em diferentes linhas de produtos. Ao longo de sua existência, o emblema icônico ficou branco, vermelho e até verde brilhante.  
  • Mensagem forte. A Adidas utiliza seu logotipo de maneira inteligente para comunicar seus valores, como qualidade, força e perseverança.
  • Consciência. A marca Adidas é confiável por muitos atletas talentosos e celebridades, incluindo Beyonce, Kylie Jenner, Cristiano Ronaldo e Muhammad Ali. Ao usar Adidas em eventos públicos, eles aumentam ainda mais o perfil da marca entre clientes existentes e potenciais.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.