Sem Categoria

Formato de Arquivos de Imagem – JPEG, PNG, SVG, PDF

Inicialmente, todas estas abreviações podem ser difíceis de entender, mas depois de ler este artigo, tudo se encaixará em seu devido lugar.

Primeiramente, você precisará entender o que são gráficos raster e vetoriais. Nós já falamos sobre isto aqui.
file-formats-blog-post-graphic-logaster

Foto flashxml.net

Formatos Raster

Os formatos raster JPG e PNG são os mais comuns.

JPEG

É formato mais comum e mais reconhecido.
Indo direto ao ponto, ele permite que você armazene imagens em qualidade suficiente ocupando o mínimo espaço possível. Isto é muito importante para a Internet.

A singularidade deste formato é o controle da perda de qualidade durante a compressão. É muito simples: você escolhe quanto da qualidade da imagem será reduzido e assim, o tamanho do arquivo será definido. Quanto pior a qualidade, menor é o arquivo. Esta característica poupa um espaço de disco tremendo em seu computador.

O JPG é adequado para armazenamento de fotos digitais (imagens que contem transações de cores suaves, sombras, brilho) e para compartilhar imagens raster na Internet.

PNG

A imagem PNG é comprimida sem que exista perda na qualidade. Normalmente, o PNG é usado para armazenar gráficos com arestas definidas, textos gráficos, elementos gráficos (logos, designs, ícones).

A vantagem principal do formato PNG é o armazenamento e uso dos estágios intermediários de edição. Isso acontece porque a compressão passa por qualquer um dos estágios de conservação sem perder qualquer tipo de qualidade.

Formatos Vetor

PDF

O PDF é familiar para todos que já tiveram contato com materiais impressos. Os layouts dos produtos impressos (flyers, brochuras, catálogos) são fornecidos para impressão através do formato PDF. Eles podem conter elementos de gráficos vetoriais e de rastreio, como texto, ícone ou até mesmo, vídeo.

A singularidade do PDF é a sua versatilidade e popularidade. Muitos programas podem interpretá-lo e você pode abrir documentos em PDF usando não só programas especiais como o Adobe Reader, mas também o Microsoft Word.

SVG

SVG significa “gráfico em vetor escalável”. Este formato é usado para criar e armazenar imagens em vetor 2D. Se tratando de uma imagem em vetor, é possível ampliar totalmente ou em parte a imagem, sem que haja perda de qualidade. O SVG permite editar o texto da imagem em qualquer editor de texto.

Você irá aprender mais sobre estes formatos em uma futura série de artigos aqui em nosso blog.

About Alexander Lewin

No information is provided by the author.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *