História e Evolução do Logo da Adidas
- Quem projetou o logotipo da Adidas
- O significado por trás do logotipo da Adidas
- Por que a Adidas usa quatro logotipos
- O segredo da marca Adidas
De uma pequena empresa familiar, a Adidas tornou-se a segunda maior fabricante de roupas esportivas do mundo. Uma estratégia de marca com visão de futuro desempenhou um papel enorme no sucesso da empresa. Neste artigo, veremos como a gigante global conseguiu reprojetar constantemente seu icônico logotipo, mantendo-se fiel à sua identidade de marca.
Quem projetou o logotipo da Adidas
Na mente de milhões de clientes, a Adidas está intimamente associada a três faixas. Não é algo de se surpreender, pois a empresa se mantém fiel ao seu símbolo visual desde 1949. No primeiro logo da Adidas, havia um tênis de corrida pendurado entre duas longas linhas da letra “d”.

No entanto, o mesmo ícone já tinha sido usado pela Karhu Sports, uma das principais marcas de calçados. Para resolver a disputa, Adolf Dassler, fundador da Adidas, comprou a marca pelo valor equivalente a 1.600 euros e duas garrafas de uísque.
No início dos anos 70, o logotipo da Adidas ganhou três faixas paralelas. Como resultado da campanha de rebranding de 1971, a empresa introduziu um emblema revisitado com um trevo. Em 1991, o público viu uma nova versão do logotipo – três faixas inclinadas parecendo uma montanha. O logo da Adidas como o conhecemos hoje foi projetado no início dos anos 2000 e apresenta um círculo cruzado por três linhas curvas.
O significado por trás do logotipo da Adidas
Inicialmente, a Adidas adicionou listras aos seus tênis de corrida para torná-los mais duráveis. A propósito, o corredor Jesse Owens venceu as Olimpíadas de 1933 usando Adidas.
As listras no emblema em forma de trevo simbolizam o foco da empresa na variedade, enquanto as três folhas do trevo representam três partes do mundo (América do Norte, Europa e Ásia) onde você pode comprar seus produtos.
O logo em forma de montanha transmite a ideia de superar desafios e perseguir fortemente seus objetivos. Quanto ao emblema redondo, ele representa o mundo e uma rápida adaptação às mudanças.

Aqui está um fato curioso. Em todos os logos da Adidas, o nome da marca começa com uma letra minúscula para enfatizar que a marca produz roupas esportivas casuais acessíveis a todos.
Por que a Adidas usa quatro logotipos
O único aspecto da Adidas é que ela nunca desiste das versões mais antigas de seus logotipos. O fabricante de vestuário usa quatro logos diferentes em linhas e coleções diferentes de produtos. Vamos dar uma rápida olhada em como os logotipos da extensa família Adidas coexistem.
1. Três faixas paralelas
É um símbolo clássico que aparece em todas as linhas de produtos. Não é exagero dizer que o logo de três listras é a pedra angular da marca Adidas.

2. Trevo
Juntamente com o design de três listras, esta versão é usada para a linha de produtos Originals (roupas e calçados casuais).

3. Montanha
O emblema da montanha é um ajuste ideal para a linha Performance, projetada para atletas profissionais.

4. Círculo
Esta versão pode ser vista nas coleções Style, criadas em colaboração com designers famosos.

O segredo da marca Adidas
Apesar das constantes mudanças, a marca Adidas permanece fiel às suas origens. Essa consistência nos permite reconhecer inconfundivelmente o logo da Adidas em qualquer uma das variações. O sucesso da identidade da marca se resume a quatro princípios principais:
- Design simples. Todos os logos da Adidas são minimalistas e concisos. Tanto o texto quanto as imagens são fáceis de ler.
- Versatilidade. Embora a cor corporativa principal da Adidas seja preta, a empresa varia suas opções de cores em diferentes linhas de produtos. Ao longo de sua existência, o emblema icônico ficou branco, vermelho e até verde brilhante.
- Mensagem forte. A Adidas utiliza seu logotipo de maneira inteligente para comunicar seus valores, como qualidade, força e perseverança.
- Consciência. A marca Adidas é confiável por muitos atletas talentosos e celebridades, incluindo Beyonce, Kylie Jenner, Cristiano Ronaldo e Muhammad Ali. Ao usar Adidas em eventos públicos, eles aumentam ainda mais o perfil da marca entre clientes existentes e potenciais.